X

em qual categoria você quer se cadastrar?

clara

Telefone

  • (71) 99372-9446

Email

Clara Marques

Produção de shows e turnês, Gestão de carreira, Agenciamento e venda de shows, Elaboração de projetos, Programação de espaços

13 anos no mercado
VN:F [1.9.22_1171]
Avalie
Rating: 4.7/5 (23 votes cast)

Responsável pelo Guia de Produção do Rock, Clara Marques é graduada em Comunicação, com habilitações em Produção Cultural e Jornalismo, pela Universidade Federal da Bahia. Na mesma instituição, também cursou o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, frequentando disciplinas da graduação em Sistemas de Informação.

Atualmente, é pós-graduanda em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo Centro Universitário SENAC, com término previsto para dezembro de 2018.

Estudou Managing a Music Business Enterprise na Music Business School, em Londres, Reino Unido.

Possui experiência na proponência e elaboração de projetos culturais contemplados por editais do Ministério da Cultura, Fundo de Cultura da Bahia, Fazcultura (lei estadual de incentivo da Bahia) e Fundação Gregório de Mattos (vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador).

Exercendo funções de produção executiva e gestão de carreira desde 2010, já trabalhou com bandas independentes baianas de destaque como Retrofoguetes, Retrofolia, Gepetto, traVoltA toca Rock, Canto dos Malditos na Terra do Nunca e Enio e a Maloca. Entre 2011 e 2013, produziu o evento mensal Beatles Social Club, realizado na Companhia da Pizza.

Foi curadora de duas edições do Festival Palco do Rock – um dos maiores festivais independentes do país, que acontece tradicionalmente há mais de 20 anos durante o carnaval de Salvador –, realizando também a cobertura oficial do evento ao vivo em mídias sociais.

No âmbito da gestão, atualmente é servidora do Ministério da Cultura, realizando as análises técnica e financeira da prestação de contas de projetos culturais incentivados pela Lei Rouanet.

Atuou ainda na Coordenação de Editais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, lidando com os editais setoriais do Fundo de Cultura da Bahia, e na Gerência de Promoção Cultural da Fundação Gregório de Mattos, onde acompanhou os projetos selecionados pelo edital Capoeira Viva.

Já foi parecerista de análise técnica e de mérito para o MinC, Secult-BA, Secult-DF, Fundarpe e Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em comissões nas áreas de música, culturas populares, culturas digitais e territórios culturais.

Como expansão do projeto Guia de Produção do Rock, prepara o lançamento da plataforma Bahia Independente, que será disponibilizada em site e aplicativos para dispositivos móveis com sistema iOS e Android. Com o financiamento do edital Arte em Toda Parte da Fundação Gregório de Mattos, este novo projeto ampliará o mapeamento do Guia de Produção do Rock para todo o estado e outros gêneros musicais, contando ainda com uma loja virtual e uma comunidade de negócios.

Pela concepção da plataforma Bahia Independente, foi finalista da categoria de Inventores da Economia Criativa do Concurso Ideias Inovadoras 2015 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB.

A partir dos conhecimentos adquiridos no curso de Music Business que realizou em Londres e da sua experiência na área, ministra a oficina Negócios da Música, já apresentada no Escritório Bahia Criativa, na II Semana de Inovação e Empreendedorismo da Unime e no Congresso UFBA 70 anos.

Na área de comunicação, trabalha com assessoria de imprensa, gestão de mídias sociais e produção de conteúdo digital. Coordenou o setor de social media da Verbo Comunicação, onde gerenciou as contas de dezenas de clientes políticos, realizando planejamento, criação e gestão de campanhas digitais, produção de conteúdo, relacionamento com seguidores e entrega de relatórios de mensuração.

Acumula ainda passagens pelo Groove Bar, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Prêmio Bahia de Todos os Rocks e Inoltz Agência Web. Foi também responsável pela comunicação da maioria das bandas e eventos com os quais atuou como produtora. Realizou ainda a produção e redação de programas musicais especiais na Rádio Educadora da Bahia.

Clara Marques, 4.7 out of 5 based on 23 ratings

Principais trabalhos

  • Retrofoguetes, Retrofolia, Canto dos Malditos na Terra do Nunca, Gepetto, Enio e a Maloca, traVoltA toca Rock, Beatles Social Club

Galeria

COMENTÁRIOS



Guia de Produção do Rock

Estrutura e Técnica

Gravação e Distribuição

Agenciamento e Promoção

Arte e Vídeo

Formação e Prática

Mídia e Circulação